Aniversário de Salvador e Mobilidade Ativa | Blog da Quicko

Em 2021, Salvador comemora 472 anos! 

Pela segunda vez este aniversário será comemorado com distanciamento social. Mas isso não significa que você não possa celebrar o aniversário da primeira capital do Brasil dentro da sua rotina! Que tal fazer isso pedalando?

Com mais de quatro séculos, a famosa cidade baiana viu o desenvolvimento da mobilidade no país: dos pés descalços, “gôndolas” (veículo coletivo semelhante ao ônibus) e veículos à vapor até o sistema de transporte público que conhecemos hoje, a história do transporte em Salvador é marcada por evoluções tecnológicas e lutas por direitos sociais.

Mesmo depois dos anos e das novas tecnologias,  um veículo não tão novo assim, e que não depende de motores para funcionar (ou seja, de mobilidade ativa) continua super popular na Bahia: a bicicleta! 

Por ser um modo de transporte econômico, sustentável e bom para a saúde, o uso de ciclovias está crescendo cada vez mais no mundo. E na pandemia de COVID-19, quando grandes cidades (como Salvador!) foram pressionadas a repensar a mobilidade nas ruas, isso se fortaleceu ainda mais. Nesse contexto, o número de ciclistas cresceu (e continua crescendo) consideravelmente: para termos  uma ideia, fabricantes brasileiros de bikes viram um crescimento de 50% no número de vendas em 2020 (relacionada ao ano anterior).

A tendência de se deslocar com bikes para todos os lugares está crescendo! Além de ser uma opção para quem busca evitar aglomerações nos ônibus, andar de bike faz bem para a saúde física e mental – libera endorfina, hormônio associado ao alívio de dores e melhoras na memória, humor, resistência e disposição. Parece um bom jeito de enfrentar esse momento, não é?

 

“Bicicletas por todo lado” 

Boas notícias: está ficando cada vez mais fácil ser ciclista em Salvador! Atualmente, a cidade conta com 281.8km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas no total. Para quem não tem bicicleta, a capital  baiana tem pontos de bicicletas que funcionam em sistema de compartilhamento.

 

Comprar créditos para o bilhete com o app da Quicko

Fique atento para mais facilidades, ciclista! Recentemente, a CCR Metrô Bahia ampliou o embarque de bicicletas no Sistema Metroviário da cidade. Agora, bikes podem ser usadas no sistema durante a semana: de segunda a sexta-feira, a partir das 21h (além dos sábados a partir das 14 horas, e nos domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento do sistema).

E para melhorar ainda mais o dia-a-dia dos usuários de transporte em Salvador e evitar a aglomeração na fila para carregar o bilhete, o app da Quicko permite recargas de crédito. Assim, o trajeto de todos os usuários – inclusive dos ciclistas na cidade – fica ainda mais seguro!

A funcionalidade é bem simples e serve para todos os cadastrados do cartão CCR Metrô Bahia. A compra de créditos agora é online e mais rápida, e a recarga pode ser feita diretamente pelo app, via cartão de crédito e sem taxas adicionais!

O bilhete pode ser utilizado em todas as linhas de ônibus urbanos, metropolitanos, metrô e na integração entre os modais de Salvador. Após o cadastro e confirmação da compra no aplicativo, é só passar o cartão no validador de consulta de carga, presente em qualquer estação de metrô ou terminais de ônibus.

Imagem: Max Haack Secom – Orla de Amaralina (Salvador – BA)


Para ter acesso à localização dos postos no mapa e conferir as melhores rotas para tomar a vacina, baixe o aplicativo da Quicko!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *