Salvador: Conheça a cidade e sua mobilidade | Blog da Quicko

Capital da mobilidade vertical

Primeira capital do Brasil colonial, a cidade de Salvador foi fundada em 1.549. Mundialmente famosa por seus atrativos turísticos, ela inclusive é também conhecida como a maior capital negra fora da África.  

A capital baiana é a quarta cidade mais populosa do Brasil, segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com cerca de 2,9 milhões de habitantes, dos quais mais de 80% se autodeclaram negros.  

E as raízes africanas estão evidenciadas e espalhadas por toda a cidade, nos costumes, nos olhares, nas cores, na religião e na culinária, só pra ficar nos mais evidentes.

Acidente geográfico 

Graças uma “falha geográfica”, Salvador é dividida entre Cidade Baixa e Cidade Alta. A escarpa (nome técnico do desnível entre as partes da cidade) abriga um dos maiores cartões postais do país, o Elevador Lacerda, um fenômeno da mobilidade, que transporta diariamente 28 mil pessoas, pela tarifa de R$ 0,15.  

Calcula-se que o elevador, criado em 1873, portanto há 147 anos, atenda por ano cerca de 900 mil pessoas, entre os 71 metros de altura que separam a zona portuária, na Cidade Baixa Praça Cairu, e a região do pelourinho e do centro histórico na Cidade Alta, na Praça Tomé de Sousa.  

Na Cidade Alta estão o Pelourinho, a Prefeitura, a praça Castro Alves, palco histórico cultural, com uma excelente vista da baía, e o Solar do Unhão, que abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, o MAM. 

Na Cidade Baixa está o famoso Mercado Modelo, com mais de 250 lojas que vendem de tudo, incluindo as lembrancinhas de viagem, a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia e as famosas praias da capital baiana, como a do Porto da Barra, de Itapuã, Ondina e Praia do Buracão. Esta última fica no bairro Rio Vermelho, região boêmia com agitada vida noturna proporcionada por turistas e soteropolitanos (charmoso gentílico da capital baiana).  

É por esse caminho que se chega ao Farol da Barra, construção antiga e bela, localizada na “divisa” entre a porção banhada pela Baía de Todos os Santos e a área que encontra o mar aberto, também conhecido como Oceano Atlântico, nesse caso. 

Mobilidade baiana 

Além do transporte vertical do Elevador Lacerda, quem circula por Salvador tem à disposição os serviços do Metrô e de ônibus. Também devido a diferença de altitude e as ladeiras, Salvador é nitidamente uma cidade na qual a cultura do automóvel é bastante forte.  

Além das linhas de ônibus que contam com duas vias exclusivas e levam a terminais como  

Mussurunga, Pirajá, Rodoviária Urbana/Norte, e os mais recentes Retiro, Pituacu e Aeroporto, o transporte em Salvador é atendido por um jovem sistema de metrô – inaugurado em 2013. São duas linhas, com 33 km de extensão, 20 estações, 8 terminais de integração com ônibus, frota de 40 trens. 

Obras espalhadas pela capital baiana atualmente dão conta da chegada, nos próximos anos, de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e de um sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT).  

A cultura da bicicleta também está em desenvolvimento na cidade, que já conta com quase 300 quilômetros de ciclovias e cerca de 400 bikes compartilhadas, distribuídas em 50 estações, principalmente na orla das praias.  

Para escolher como se deslocar em Salvador, a Quicko tem sempre as melhores rotas. É só colocar o endereço do seu destino que a gente te mostra diversas opções, combinando os modais públicos e privados, como Metrô, ônibus, bicicletas compartilhadas e táxis e carros de aplicativo. Aí é você que decide se prefere a mais rápida, mais barata ou aquela que é mais conveniente. 

No Quicko app você também pode receber alertas sobre mudanças na operação do transporte público que afetam o seu caminho, relatar e acompanhar reportes de outros usuários sobre problemas nos ônibus e até compartilhar os detalhes do seu trajeto com algum parente ou amigo. E pra tornar seu caminho ainda melhor, a gente tem uma série de benefícios e descontos em empresas parcerias. Baixe o app, ative as notificações e fique ligado!


Para ter acesso à localização dos postos no mapa e conferir as melhores rotas para tomar a vacina, baixe o aplicativo da Quicko!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *