O trabalho de motoristas e cobradores durante a pandemia | Blog da Quicko

O transporte na pandemia | Cuidado com os profissionais de serviços essenciais

Desde o início da pandemia, cidades brasileiras estão passando por diversas medidas restritivas para diminuir a circulação da Covid-19. Mesmo com medidas mais duras, muitas pessoas não tiveram a opção de ficar em casa e seguem se deslocando todos os dias pela cidade para garantir serviços essenciais como saúde, segurança, transporte, correios e alimentação sejam entregues para toda a população. 

Trabalhadores de linha de frente se arriscam todos os dias para manter parte da cidade funcionando, este é o caso de muitos profissionais do transporte, como cobradores e motoristas. São eles os responsáveis por manter grandes centros urbanos funcionando, e esse risco não é baixo: por causa do contato intenso com a população durante a pandemia, a letalidade da COVID-19 chega a ser 3 vezes maior para motoristas e cobradores.

Para ter uma ideia sobre a exposição que estes profissionais passam, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , em agosto de 2020,  já reportava que essas categorias de trabalho têm 71% de chance de serem contaminadas pelo vírus, perdendo só para os profissionais da saúde. Isso porque os dados não contam com o crescimento da variante P1 (que é mais contagiosa). 

Nós valorizamos muito o trabalho de todos os profissionais das áreas essenciais nesse momento tão difícil. E reforçamos o pedido que se faz em todo lugar: se você puder, fique em casa! 

Mas, como falamos antes, também entendemos que essa não é uma possibilidade para todos. É por isso que precisamos nos proteger e cuidar dos que estão se arriscando todos os dias. Nesta seção COVID, onde você pode se informar sobre várias medidas que pode tomar para manter a segurança de todos – inclusive sua – no transporte público. Usando as medidas de precaução você também protege, ajuda e agradece aos motoristas e cobradores, além dos demais profissionais de linha de frente (que utilizam o transporte público para chegar ao trabalho) e suas famílias.

E tem mais: o Quicko App te oferece outras maneiras de reforçar a segurança coletiva. Com a gente você vai encontrar as melhores rotas para evitar horários de pico e lotações no transporte público, além de ter acesso ao mapa da vacinação e a uma ferramenta colaborativa para reportar problemas em linhas do seu trajeto diário.

Para saber mais sobre como encontrar o posto de vacinação mais próximo pelo aplicativo, cheque o nosso tutorial!

Cuidar dos profissionais do transporte é cuidar de todos, inclusive nós mesmos e as pessoas que amamos. Faça a sua parte!

Imagem: Foto © Daniel Castellano/ SMCS/ND


Para ter acesso à localização dos postos no mapa e conferir as melhores rotas para tomar a vacina, baixe o aplicativo da Quicko!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *