Veja dicas de como pedalar com segurança na sua cidade

Com a pandemia, a bicicleta ganha mais espaço

Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a pandemia do coronavírus, é cada vez mais comum encontrar bicicletas pelas ruas do Brasil. Principalmente nas grandes cidades, onde o transporte público costuma ser superlotado. Mas pedalar com segurança é tão importante quanto se cuidar nos trens, ônibus e metrôs. Porque se por um lado o transporte coletivo facilita a circulação e transmissão do vírus, de outro o trânsito caótico de alguns lugares pode ser um desafio para os ciclistas.

Apesar disso, não é nada impossível dar boas pedaladas por aí. Nesse texto você vai entender porquê a bicicleta está com tudo e também conhecer dicas para pedalar com segurança.

Transporte público superlotado abre espaço para pedalar

A imagem mostra um vagão de transporte público lotado
Foto: Curbed

Mesmo com a fase emergencial em vigor em vários estados brasileiros, a realidade é que os transportes coletivos não deixaram de ter movimento. Inclusive é normal se deparar nas redes sociais com fotos de usuários em metrôs, trens e ônibus lotados. Quem não pode ficar em casa precisa se cuidar ao máximo nessas ocasiões. Use máscara o tempo todo, evite encostar nas superfícies e tenha sempre um álcool em gel de fácil acesso.

Mas se puder pedalar, será ainda melhor! Além da bike ser um transporte individual, é praticado ao ar livre. Isso diminui consideravelmente os riscos de contágio, para você e toda a sua família. Mas nas ruas também existem os riscos para os ciclistas, então se você considera mudar o tipo de transporte, precisa pedalar com segurança e responsabilidade.

Aumento das vendas

A imagem mostra vários ciclistas pedalando, todos usando máscara por conta da pandemia de COVID 19

Segundo dados divulgados pela Abraciclo e Aliança Bike, a compra de bicicletas disparou no Brasil em 2020. As vendas aumentaram em 50% quando comparado a 2019. Agora em 2021 esses índices continuam em alta, o que só demonstra que o pedal urbano está com tudo.

Existem bicicletas de todos os modelos e preços no mercado, inclusive usadas. Então pra fugir da aglomeração e reduzir os riscos, muitas pessoas investem em uma “magrela”. E costumam não se arrepender!

Parques e ciclovias fechadas

Possivelmente você deve ter visto nos últimos meses ciclovias e parques fechados. Com isso, quem deseja pedalar precisa encarar a rua e às vezes até dividir espaço com ônibus, carros e motos. É aí que tomar todas as medidas para pedalar com segurança se torna ainda mais importante. Por isso, sem mais enrolação, vamos para as dicas!

Dicas para pedalar com segurança

Seguindo as dicas abaixo você já pode calçar o tênis e pedalar. Porém não pedale caso você ou qualquer pessoa próxima apresente qualquer sintoma de COVID 19.

  1. Use máscara o tempo inteiro, retirando apenas para se hidratar;
  2. Mantenha distância de ciclistas e pedestres;
  3. Higienize o guidão e freios da bicicleta com álcool em gel;
  4. Use capacetes e luvas, são itens importantes de proteção;
  5. Tenha lanterna na sua bicicleta, se possível uma dianteira e outra traseira;
  6. Tenha um sino/buzina na bicicleta para alertar motoristas e pedestres;
  7. Evite pedalar com roupas escuras/pretas, priorizando as peças mais chamativas que tiver;
  8. Use faixas refletivas na mochila e bicicleta;
  9. Se for escutar música, não coloque os dois fones no ouvido para escutar a rua;
  10. Tenha atenção redobrada e evite mexer no celular.

Para ter acesso à localização dos postos no mapa e conferir as melhores rotas para tomar a vacina, baixe o aplicativo da Quicko!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *