Nossa paixão é facilitar a rotina das pessoas

A Quicko nasceu com a missão de melhorar a experiência atual das pessoas na mobilidade urbana, cheia de incertezas, imprevistos e desconfortos.  Com inteligência e dados qualificados, podemos empoderar e orientar a tomada de decisão dos cidadãos e governos para a promoção de uma mobilidade mais sustentável e igualitária. 

  mais ou menos um ano, lançamos o Quicko app e já contamos com mais de 1,5 milhão de downloads em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e SalvadorDesde o começo, pensamos que esse ano seria o começo de um grande aprendizado. Se a nossa vontade sempre foi ajudar as pessoas a se movimentarem pela cidade, primeiro teríamos que ouvir o que elas tinham a dizer! 

Os Quickers nos contaram muito sobre as dificuldades que enfrentem no dia a diafalta de informação em tempo real sobre a localização dos ônibus urbanos é uma queixa recorrente em todas as cidades que atuamos. De acordo com uma pesquisa feita com nossos usuários em outubro79% das pessoas acreditam que saber a hora de chegada dos ônibus e trens é a funcionalidade mais importante do Quicko appAlém disso, através da nossa ferramenta de reporte de usuários, 55% dos relatos estão relacionados a atrasos nas linhas.  

Com essa ferramenta de crowdsourcing é possível dar voz a cada usuário de transporte. Saber em tempo real o que outras pessoas estão vivenciando nos seus deslocamentos e poder compartilhar suas percepções aumenta a confiança e a colaboração entre todos. Acreditamos que a ferramenta de reporte possui grande potencial, inclusive para reduzir as aglomerações. Desde o lançamento da funcionalidade, 23% dos reportes estão relacionados à lotação do transporte coletivo. 

E neste momento de pandemia, ter informações em tempo real é ainda mais importante. Para 61% dos nossos respondentes, saber o onde está o ônibus ajuda a reduzir o tempo de espera nos pontos e estações e 28% destacaram especificamente a capacidade de evitar aglomerações. Assim, conseguimos evitar a exposição prolongada e desnecessária ao risco de contrair a Covid-19. 

Agilidade e facilidade nos deslocamentos também é algo que aparece nas prioridades (28%) dos nossos usuários. Para facilitar a vida de todo mundo, a Quicko incluiu a funcionalidade de recarga de bilhete único no app35% dos respondentes falaram que a recarga online reduz o tempo em filas, mais um instrumento para diminuir as chances de pegar Covid, portanto.  

Também na pesquisa de outubro, segurança foi o tema mais citado quando perguntamos o que as pessoas gostariam que melhorasse no transporte. Pensando nisso, a Quicko lançou recentemente uma ferramenta que permite que o usuário, antes de iniciar uma viagem pelo aplicativo, possa compartilhar as informações de sua rota com familiares e amigos, como horário de embarque, número e nome da linha de ônibus e, ainda, horário previsto para chegada. 

Por fim, além das informações que nos ajudaram a melhorar o aplicativo, nesse ano, recebemos críticas, elogios reclamações e declarações.  

“O Quicko é um aplicativo excelente faz o que promete”; “Interface é muito bonita”; “Às vezes não consigo me achar no mapa“Gostaria de alertas sonoros durante a rota.”; “Gosto de receber as notificações sobre o transporte“Gostaria que fosse mostrada a lotação do ônibus”; “Simples e prático. Perfeito para a correria que vivemos!”; 

Para nós, todas as mensagens são relevantes, pois o que queremos é entender melhor a necessidade de cada indivíduo.  Acreditamos que com o nosso trabalho é possível transformar a experiência das pessoas em seus deslocamentos urbanosAfinal, nossa paixão é facilitar a rotina das pessoas, tornando seus deslocamentos mais convenientes, utilizando inteligência e tecnologia.  


Imagem destacada: People vector criado por pch.vector – Freepik