Fim da gratuidade para idosos de 60 a 64 anos no transporte de São Paulo

No dia 23 de dezembro foi publicado em edição do Diário Oficial do Município de São Paulo o fim da gratuidade no transporte público na cidade para idosos entre 60 e 64 anos, existente desde 2013.  A medida conjunta do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e do governador do estado, João Dória, determinava que a mudança ocorresse a partir de 1ª de janeiro, mas o início foi prolongado para o 1º de fevereiro e vale para metrô, trem e ônibus da SPtrans e EMTU

Os idosos acima de 65 anos permanecem com direito à gratuidade nos transportes, garantido pela lei federal que estabeleceu o Estatuto do Idoso.

O que fazer 

Idosos entre 60 e 64 anos precisarão voltar a pagar a passagem a partir de 1º de fevereiro, o que pode ser feito com dinheiro vivo, QRcode (em estações de trem e metrô) ou por cartões de transporte, como o Bilhete Único.

Como pedir um bilhete único válido?

Idosos afetados pela mudança podem ter que tirar um novo bilhete único caso não tenham um cartão habilitado. Para checar se possui ou não um cartão habilitado, acesse a página da SPtrans: http://sptrans.com.br/idosos/

Caso não possua cartão habilitado, é possível solicitar nesta mesma página da SPtrans. Para isso é necessário ter em mãos RG, CPF e CEP residencial além de uma foto digitalizada tamanho 3 x 4 com fundo neutro. Depois é preciso retirar o bilhete em um dos 28 postos da lista disponibilizada no site, onde há prioridade no atendimento das pessoas de 60 a 64 anos, ou pedir o envio gratuito para seu endereço, que será feito através dos Correios,

PASSO A PASSO PARA ATUALIZAR O CADASTRO:

  • Acesse o site http://bilheteunico.sptrans.com.br/cadastro.aspx
  • Crie login e senha para acesso
  • Preencha o formulário com RG e CPF
  • Confirme ou atualize seu endereço
  • Envie os documentos necessários (opção de tirar foto e enviar).
  • Após a conclusão do cadastro e aprovação da foto (tudo online), escolha opção para receber em casa ou escolher a opção de retirar em um Posto de Atendimento, localizados em 28 terminais.
  • No caso dos terminais Parque D. Pedro II e Lapa, é possível agendar um horário e dia para retirada do novo cartão, a partir de 19 de janeiro.

Tenho cartão de idoso, ele ainda é válido? Passageiros com menos de 65 anos que já possuem um cartão do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa deverão providenciar a substituição do seu cartão por um modelo do tipo comum durante o mês de janeiro, pois os cartões com a gratuidade serão cancelados em 1º de fevereiro para quem não completar a idade mínima necessária.

Como carregar o Bilhete Único? Após receber o novo bilhete único, idosos terão que fazer a compra de créditos, o que pode ser feito em terminais, estações, lojas de bairro e através do aplicativo da Quicko. Para fazer a recarga no aplicativo é preciso apenas registrar o bilhete e o cartão de crédito, fazer a reserva da recarga e validar os créditos em um dos validadores em estações, terminais e ônibus da SPTrans. A recarga pelo app é sem taxas, segura e rápida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *