Aviso de lotação e a Covid-19: Como se proteger no ônibus, trem e metrô | Blog da Quicko

Como se proteger da Covid-19 no transporte público?

Já faz mais de um ano que a Covid-19 chegou ao Brasil, e as coisas não estão muito mais fáceis.
Chegando à 440 mil mortes, o país conseguiu vacinar aproximadamente 18% da sua população com a primeira dose. E agora há mais perigos em jogo, com as novas variantes do sars-cov-19, que podem ser mais transmissíveis, e possibilitar a reinfecção de quem já pegou a doença antes.
Todos sabemos que a principal forma de evitar o contágio é ficando em casa, mas, infelizmente, essa não é uma opção para milhares de brasileiros, que saem de suas residências todos os dias para trabalhar – na grande maioria das vezes, fazendo uso dos transportes públicos.

Avise sobre lotações no Quicko App

Se ficar isolado não é uma opção para você, a Quicko está ao seu lado para garantir que a sua viagem seja mais segura.
A lotação no transporte público pode aumentar consideravelmente o risco de contágio pela COVID-19. Em São Paulo, por exemplo, muitos trabalhadores da periferia precisam enfrentar diariamente essa situação enquanto estão no corre.
Para ajudar essas e todas as outras pessoas que precisam sair de casa, o Quicko App disponibilizou o Aviso de Lotação. Ele funciona assim:

 

 

Encontrou uma lotação no seu caminho diário? Primeiro, é só clicar na sua linha de ônibus rotineira.

 


Depois que encontrar a linha, clique em “avisar sobre o transporte”, selecionando a opção “lotação”.

 


Informe o nível de lotação.

 

Pronto! Agora você contribuiu para que os outros usuários que pegam o mesmo ônibus que você possam se informar sobre essa lotação! Não deixe de fazer o mesmo, checando os avisos da comunidade. Juntos nós podemos melhorar o transporte público na pandemia!

Utilizar aplicativos de planejamento de rota pode ser uma boa solução para evitar ônibus e trens lotados, mas existem outras medidas de segurança que podem ser seguidas. Dá uma olhada:

 

 

Medidas de segurança contra a Covid-19

Como o guia acima mostra, é importante lembrar das medidas de segurança dentro do transporte público – que também devem continuar ao longo do dia, principalmente em ambientes fechados, são elas:
Mantenha os ambientes fechados bem arejados, abrindo a janela para permitir a circulação de ar (isso inclui os ônibus!);
Proteja outros passageiros: cubra sua boca e nariz sempre que precisar tossir ou espirrar, utilizando um lenço descartável ou a roupa;
Mantenha as mãos limpas: se tiver como, lave-as frequentemente, com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos; caso não tenha essa opção, use álcool em gel (70%);
Evite comer ou beber no transporte público (ou qualquer outra coisa que leve a tirar a máscara, mesmo que rapidamente) e conversar com outros passageiros;
Evitar tocar os olhos, nariz e boca, principalmente após segurar nas barras do ônibus;
Não compartilhe objetos pessoais que possam estar em contato com gotículas de saliva ou secreções respiratórias, como talheres, copos e escovas de dentes (no transporte, evite compartilhar qualquer coisa!);
Use máscara! Atualmente, tem sido recomendado o uso da PFF2/N95 – o que não significa que as máscaras caseiras, de pano, não sejam mais eficientes! Elas ainda podem ser uma opção, se estiverem bem adaptadas ao rosto, e forem feitas de tecidos grossos (o ideal é algodão duplo ou triplo);
O distanciamento social continua sendo fundamental. Quando estiver fora de casa, mantenha sempre no mínimo 1,5m de distância das outras pessoas; no transporte público, tente não sentar ao lado de outros passageiros.

 

A Quicko é sua aliada contra a Covid-19!

Apesar da diminuição do uso do transporte público, algumas linhas de ônibus têm enfrentado problemas com lotação, principalmente nas zonas periféricas das grandes cidades. Esse é um problema sério, porque a lotação impossibilita o distanciamento entre os passageiros, aumentando o risco de contágio.
Aqui na Quicko, nós nos preocupamos com quem tá no corre. Nosso aplicativo foi criado pensando na rotina diária das pessoas – e, na pandemia, isso não seria diferente!
Use nossas ferramentas para encontrar os melhores e mais seguros trajetos, encontrar postos de vacinação e se manter informado sobre o estado das linhas de ônibus (e a mobilidade no geral). Se planeje para evitar horários de pico, isso aumenta suas chances de evitar lotações!
E não são só as medidas dentro do transporte que tornam ele mais seguro! No tempo livre, é recomendado continuar evitando locais públicos fechados e com muita gente, como shoppings e academias. Cuidar de si é cuidar de todos!

Imagem Foto: Unsplash


Para ter acesso à localização dos postos no mapa e conferir as melhores rotas para tomar a vacina, baixe o aplicativo da Quicko!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *