Vacinação contra Covid-19: Confira dados da sua cidade | Blog da Quicko

Confira informações sobre a imunização na sua cidade

A vacinação contra a COVID-19 está acontecendo em diversas cidades brasileiras desde janeiro de 2021. Imunizar a população é a melhor forma de interromper a circulação do vírus e salvar vidas – mas, para que isso aconteça, todos precisam fazer a sua parte!

Hoje no Brasil estão sendo aplicadas duas vacinas: a CoronaVac, distribuída pelo instituto Butantan, que tem eficácia de 50,38% (prevenindo 100% dos casos graves e 78% dos casos leves), e a Oxford/Astrazeneca, distribuída pela Fiocruz, com eficácia média de 70%.

Em março, o país aplicou mais de 20 milhões de doses das vacinas disponíveis, e em breve terá pelo menos mais duas – a Butanvac e a Versamune, ambas produzidas nacionalmente. Essas são boas notícias, porém a vacinação ainda tem muito chão pela frente!

A Quicko se preocupa com o avanço da vacinação! Aqui, disponibilizamos algumas informações para te ajudar nessa caminhada. Confira:

Onde se vacinar em São Paulo?

A cidade de São Paulo está sendo fundamental na produção e distribuição de vacinas no Brasil. O Instituto Butantan, localizado na capital paulista, já é responsável por duas vacinas: a CoronaVac, que está sendo distribuída pelo país, e a ButanVac, que aguarda aprovação da Anvisa para realizar a última fase de testes.

E não é só na produção que São Paulo se destaca: com seus esforços para vacinar a população, o estado está entre os que mais imunizaram brasileiros desde o início da vacinação.

Veja mais dados sobre a vacinação em São Paulo:

São Paulo foi a primeira cidade a iniciar o processo de vacinação, no dia 17 de janeiro. O primeiro grupo incluía trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas.

A vacinação por faixa etária começou em 08 de fevereiro, com os idosos acima de 90 anos. No início de abril, a cidade já estava vacinando pessoas com 68 anos.

Também no início de abril, quase 2 milhões pessoas foram vacinadas só na capital; desse número, mais de 500 mil cidadãos já receberam a segunda dose.

Pré-cadastro e mais informações

O site da prefeitura de São Paulo orienta idosos, seus familiares, ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha a realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já. A ferramenta agiliza o atendimento e ajuda a evitar aglomerações nos pontos de vacinação, economizando até 90% do tempo no processo!

Para fazer um pré-cadastro, é só inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento. Vale lembrar que o pré-cadastro não é um agendamento, e seu preenchimento não é obrigatório.

Para mais informações sobre grupos que podem se vacinar, postos de vacinação e mais, acesse o portal Vacina Sampa, da prefeitura, ou o site #VacinaJá do governo do estado de São Paulo. Outra ferramenta é o aplicativo e-saúde SP, que conta com o módulo VACINA SAMPA.

Para acompanhar o andamento da vacinação em São Paulo, acesse o Vacinômetro!

Onde se vacinar em Salvador?

A cidade baiana está batendo recordes diários na vacinação contra COVID-19, com maior número de pessoas vacinadas em 24h! Até o início de abril, Salvador ocupa o quarto lugar no ranking da vacina entre as capitais brasileiras, enquanto a Bahia lidera o ranking de estados.

Além das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca, o governo da Bahia negocia a aplicação da russa Sputnik V na população do estado.

Veja mais dados sobre a vacinação em Salvador:

Salvador iniciou seu processo de vacinação no dia 19 de janeiro, contemplando os trabalhadores da saúde.

A vacinação por faixa etária começou em 02 de fevereiro, com os idosos acima de 95 anos. No início de abril, a cidade já estava vacinando pessoas com 62 anos.

Também no início de abril, mais de 400 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina só na capital; esse número representa aproximadamente 14,30% da população.

Pré-cadastro e mais informações

O site da prefeitura de Salvador orienta idosos, seus familiares, ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha a realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no portal de recadastramento. É possível consultar se uma pessoa já tem cadastro para receber a primeira e a segunda dose por idade; também há um portal semelhante para profissionais da saúde.

Para fazer um pré-cadastro, é só inserir dados como nome completo, CPF, nome da mãe e data de nascimento. Vale lembrar que o pré-cadastro não é um agendamento, e seu preenchimento não é obrigatório.

O site da capital também conta com um “filômetro”, que informa a situação das filas nas unidades de vacinação.

Para acompanhar o andamento da vacinação em Salvador, acesse seu Vacinômetro!

Onde se vacinar no Rio de Janeiro?

Desde o início do ano, o estado do Rio de Janeiro enfrenta dificuldades para vacinar a população de mais de 17 milhões de pessoas. Mas, na capital, a prefeitura não está medindo esforços para levar a vacina para cada vez mais cariocas, e isso tem mostrado resultados: até o início de abril, a cidade está entre as que mais vacinaram cidadãos no ranking das capitais brasileiras.

Além das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca, RJ negocia a aplicação da russa Sputnik V na população da cidade.

Veja mais dados sobre a vacinação no Rio de Janeiro:

A capital iniciou seu processo de vacinação no dia 18 de janeiro, contemplando trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e idosos em abrigos de longa permanência.

A vacinação por faixa etária começou em 31 de janeiro, com os idosos acima de 90 anos. No início de abril, a cidade já estava vacinando pessoas com 67 anos.

Também no início de abril, quase 800 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina só na capital; mais de 200 mil receberam a segunda dose.

Pré-cadastro e mais informações

O site da prefeitura do Rio de Janeiro disponibiliza um formulário para agendamento da vacinação de idosos acamados. Após análise de dados, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato com o solicitante.

Para mais informações sobre grupos que podem se vacinar, postos de vacinação e mais, acesse o portal #RioAbraçaVacina do estado do Rio de Janeiro ou site coronavirus.rio, da prefeitura municipal.

Para acompanhar o andamento da vacinação no Rio, acesse seu Vacinômetro!

Onde se vacinar em BH?

O estado de Minas Gerais também está enfrentando dificuldades para vacinar sua população de mais de 21 milhões de pessoas. Mas, na capital, a prefeitura não está medindo esforços para levar a vacina a mais mineiros!

O município já aplica as vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca, e negocia a compra de mais doses da segunda. No total, 721.970 doses das duas vacinas foram destinadas a BH.

Veja mais dados sobre a vacinação em Belo Horizonte:

BH iniciou seu processo de vacinação no dia 19 de janeiro, contemplando os trabalhadores da saúde.

A vacinação por faixa etária começou em 08 de fevereiro, com os idosos acima de 90 anos. No início de abril, a cidade já estava vacinando pessoas com 67 anos.

Também no início de abril, mais de 280 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina só na capital; esse número representa aproximadamente 12,6% da população.

Pré-cadastro e mais informações

A capital mineira tem realizado o pré-cadastro para pessoas com mobilidade reduzida ou acamadas, que deverão receber a vacina em casa (a partir de agendamento) pelo telefone 156 ou via formulário.

O site da prefeitura de Belo Horizonte orienta trabalhadores da área da saúde que ainda não foram imunizados com a 1ª dose contra a Covid-19 a se cadastrarem exclusivamente via formulário (um novo estará disponível no Portal da Prefeitura dia 12 de abril). Não serão aceitos envios por e-mail ou por telefone.

Para mais informações sobre grupos que podem se vacinar, postos de vacinação e mais, acesse o portal da vacinação em BH, ou o site da secretaria de saúde de Minas Gerais.

Para acompanhar o andamento da vacinação em Belo Horizonte, acesse o Vacinômetro mineiro!

Como encontrar o posto de vacinação mais próximo?

Com o objetivo de ajudar ainda mais as cidades de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte na corrida pela vacinação, a Quicko criou em seu app o Mapa de Vacinação.

No Quicko App você encontra informações sobre pré-cadastro, endereços e horários dos postos de vacinação, além do calendário por faixa etária e categoria profissional. Nosso aplicativo também te ajuda a chegar no local de forma mais rápida e segura, usando transporte público, bicicletas, a pé ou por carros de aplicativo.

O Mapa de Vacinação está disponível no Quicko App para Android.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Anápolis


Para ter acesso à localização dos postos no mapa e conferir as melhores rotas para tomar a vacina, baixe o aplicativo da Quicko!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *