Conheça a Avenida Paulista de bicicleta | Quicko

Conheça a Avenida Paulista de Bicicleta

A Avenida Paulista é um dos principais centros culturais de São Paulo, em seus quase 3km, é possível encontrar bibliotecas, casarões antigos, museus, parques, bares, restaurantes, livrarias e muitas outras atrações.

Graças a ciclofaixa presente em toda sua extensão, você pode conhecer esses lugares utilizando apenas a bicicleta. Existem diversos bicicletários espalhados pela região, é só baixar o Quicko App no Androidou iPhone , alugar sua bike e sair pedalando.

Para facilitar o seu tour, nós preparamos um guia com os principais pontos turísticos da Avenida. Confira!

Casa das Rosas

Instalada em uma tradicional mansão dos anos 30 no estilo clássico francês, desde o início dos anos 1990, a Casa das Rosas, cujo nome oficial é Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, abriga um centro cultural com eventos, cursos e exposições ligados à literatura e poesia.

Localizada no número 37 da Avenida Paulista e parada obrigatória na linha de ônibus Circular Turismo, a Casa das Rosas faz parte de um espaço projetada pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, também responsável pela construção de importantes prédios de São Paulo, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal, o Mercado Público de São Paulo, entre outros.

  • Endereço: Avenida Paulista, 37
  • Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 18h
  • Mais informações: www.casadasrosas.org.br/

Itaú Cultural

Bem próximo à Casa das Rosas e a Japan House São Paulo, os visitantes podem conhecer o Itaú Cultural, uma organização voltada para o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais, contribuindo para a valorização da cultura brasileira.

A organização promove diversas atividades gratuitas, entre exposições, shows, palestras, filmes, peças de teatro e cursos. Uma das atividades permanentes é a exposição de 1.364 obras no Espaço Olavo Setúbal, que ocupa dois andares do prédio e apresenta pinturas, gravuras, livros, mapas, moedas e outros itens das coleções Brasiliana e Numismática.

  • Endereço: Avenida Paulista, 149 (próximo ao metrô Brigadeiro – Linha 2 – Verde)
  • Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h.
  • Mais informações: www.itaucultural.org.br/ 

Japan House

Um dos mais novos pontos turísticos de São Paulo, o Japan House é um centro cultural para a difusão da cultura japonesa para a comunidade internacional e o intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo, por meio da arte, da tecnologia, da educação e da gastronomia.

Localizado na Avenida Paulista, 452, próximo à estação Brigadeiro do Metrô (Linha 2 – Verde), o Japan House oferece atividades gratuitas para o público e reúne espaços expositivos, biblioteca, loja, cafeteria e restaurantes.

  • Endereço: Avenida Paulista, 452 (próximo ao metrô Brigadeiro – Linha 2 – Verde)
  • Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 18h
  • Mais informações: www.japanhouse.jp/saopaulo

Parque Trianon

Para as pessoas que preferem uma caminhada ao ar livre, o Parque Trianon é um respiro de área verde em meio a tantos prédios na Avenida Paulista. Com quase 50 mil metros quatros, o parque possui árvores centenárias, espécies remanescentes da Mata Atlântica, bosque com plantas exóticas e áreas ajardinadas.

Aberto todos os dias, das 6h às 18h, o parque também possui infraestrutura para toda a família, como equipamentos de ginásticas, playgrounds e a “Trilha do Fauno”, nome dado devido à presença da escultura “Fauno” do artista ítalo-brasileiro Victor Brecheret.

Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso

Notório cartão postal da Avenida Paulista, projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, um dos poucos brasileiros a ganhar o Pritzker, considerado o “Nobel da arquitetura”, junto com Oscar Niemeyer, o prédio da FIESP abriga salas comerciais e o Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso é um dos pontos culturais mais importantes da capital paulista.

O Centro Cultural Fiesp é composto por três galerias de exposições, livraria, cafeteria, o Teatro SESI e um mezanino. Uma verdadeira obra de arte que possui dentro do prédio é um jardim assinado pelo arquiteto, paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx.

  • Endereço: Avenida Paulista, 1313 (próximo ao metrô Trianon – Linha 2 – Verde)
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 10h às 20h.
  • Mais informações: www.sesisp.org.br/cultura

Sesc Paulista

Uma atração bastante movimentada nos últimos meses é o mirante do 17º andar do SESC Paulista. No entanto, além da vista espetacular da Avenida Paulista, o instituto possui biblioteca, duas salas de espetáculos, galerias para exposições, espaço para as crianças, bicicletário e serviços à comunidade como, por exemplo, aulas de ginástica.

  • Endereço: Avenida Paulista, 1313 (próximo ao metrô Trianon – Linha 2 – Verde)
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 10h às 20h.
  • Mais informações: www.sesisp.org.br/cultura

MASP (Museu de Arte de São Paulo)

Situado no número 1578, um dos pontos turísticos mais conhecidos da Avenida Paulista é o MASP (Museu de Arte de São Paulo). O Museu está localizado no icônico edifício projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi no final dos anos 60 e que se tornou um marco na arquitetura paulistana.

Em 2008, o Museu integrou o “Clube dos 19”, que reúne os espaços com os acervos mais representativos da Arte do Século XIX, junto ao The Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, e The Art Institute, em Chicago, e outros. Entre as obras presentes no acervo permanente do MASP estão Renoir, Monet, Manet, Van Gogh e muitos outros.

  • Endereço: Avenida Paulista, 1578 (próximo ao metrô Trianon-MASP – Linha 2 – Verde)
  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h (com bilheteria aberta até às 17h30); quinta, das 10h às 20h (com bilheteria disponível até às 19h30).
  • Mais informações: https://masp.org.br/

Instituto Moreira Salles

Logo no começo da Avenida Paulista, próximo à estação Consolação do metrô (Linha 2 – Verde), as pessoas podem conhecer gratuitamente o Instituto Moreira Salles, complexo cultural e intelectual com um edifício de 7 andares com galerias de exposições gratuitas, cineteatro, biblioteca de fotografia, salas de aulas para cursos, lojas, livraria e cafeteria, comandada pelo chef Rodrigo Oliveira (do famoso restaurante Mocotó).

Além de todo conteúdo audiovisual, o Instituto oferece um vão livre no térreo, ideal para encontro entre amigos, e um terraço com uma vista incrível da Avenida Paulista.

  • Endereço: Avenida Paulista, 2424 (próximo ao metrô Consolação – Linha 2 – Verde)
  • Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 20h; quinta, das 10h às 22h.
  • Mais informações: https://ims.com.br/unidade/sao-paulo/

 

Quer conhecer a Avenida Paulista? Baixe o Quicko App e trace já sua rota até lá!