Andar de bike em SP é mais fácil do que parece!

Vá trabalhar de bike! Como andar de bicicleta em São Paulo

Que a pandemia mudou a vida de todo mundo você já sabe. E para muitas pessoas, esse novo momento também transformou seus deslocamentos pela cidade. É por isso que, em São Paulo, as bicicletas estão cada vez mais populares!

Isso porque as bikes são cheias de vantagens: podem ser muito práticas, econômicas, sustentáveis, fazem bem para a saúde e, é claro, são um meio de evitar lotações no caminho para o trabalho, casa ou lazer!

Aqui na Quicko, não é segredo nenhum que somos muito fãs de bike, e queremos tornar a vida dos ciclistas paulistanos cada vez mais fácil, segura e confortável. Aliás, dá para encontrar os pontos de bicicleta mais próximos à você pelo app, sabia?

 

Onde andar de bike em SP

Andar de bicicleta pode ser muito prático. Os percursos de bike podem ser tão rápidos quanto andar de carro, e mais rápidos do que usar o transporte coletivo!

De acordo com a prefeitura da capital, São Paulo é a cidade que tem a maior malha cicloviária do país! Com 681 km de extensão, essa malha inclui ciclovias segregadas, ciclofaixas permanentes e alguns quilômetros de ciclorrotas.

 

Você sabe a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota? Dá uma olhada!

 

SP também é cheia de espaços bike-friendly, bicicletários e pontos de bikes compartilhadas, que geralmente estão próximas de outros modais, como metrô, ônibus e trem. 

 

Vá de bike para o metrô, ônibus ou CPTM

Usar as bicicletas é um ótimo jeito de encurtar os deslocamentos de transporte público! Aliadas aos ônibus, metrô e CPTM, elas também permitem que você alcance mais lugares na cidade, com mais liberdade para escolher o melhor caminho.

E tem mais: as próprias companhias de trânsito têm facilitado cada vez mais a vida de quem quer se deslocar de forma intermodal em São Paulo. Dá uma olhada:

 

Bike + Ônibus

Para os ciclistas que pegam busão, existem opções para fazer essa integração: ir de bike até o ponto e deixar a magrela num bicicletário próximo ou usar bikes compartilhadas nesse sentido, por exemplo. Mas também é possível levar a sua bicicleta dentro do próprio ônibus.

Hoje, 225 veículos contam com um suporte em que a bike é encaixada e presa com cinto de segurança. Esses ônibus são identificados com selos do lado de fora da porta e, no letreiro, aparece que eles têm uma área livre para bicicleta.

Ciclistas paulistanos já podem embarcar suas bicicletas em 28 linhas de São Paulo! Veja:

 

 

Atenção: fique atento para as regras do embarque de bicicletas:

  • O embarque deve ser feito pela porta traseira ou central.
  • O serviço funciona nos dias úteis, entre 10h01 e 15h59, e das 19h01 às 5h59; aos sábados, é permitido embarcar a partir de 14h, e em domingos e feriados, em qualquer horário.
  • O ciclista será responsável por embarcar a bicicleta e, após travá-la, deverá pagar a passagem.
  • A Portaria proíbe o embarque ou permanência de mais de uma bicicleta por ônibus.

 

Bike + Metrô e CPTM

Além dos bicicletários e pontos de bikes compartilhadas, que costumam ficar próximos das estações, o metrô também permite que ciclistas levem suas magrelas no vagão. Mas tem algumas regras – dá uma olhada:

 

  • Durante a semana, bikes comuns são permitidas de segunda a sexta, entre 10h e 16h, e das 21h até o fechamento do sistema.
  • Aos Sábados, Domingos e Feriados, são permitidas durante todo o horário de funcionamento, das 04h40 à meia noite.
  • Podem entrar, no máximo, 04 bicicletas por trem, sempre no último vagão.
  • A bicicleta dobrável é permitida nos trens em qualquer horário desde que esteja embalada em capa ou bolsa protetora e o volume não ultrapasse 150X60X30cm.

 

Você encontra alguns dos bicicletários nas estações Sé, Pinheiros, Butantã, Carrão, Corinthians/Itaquera, Guilhermina/Esperança, que funcionam das 06 às 22h. As bikes devem ser presas com cadeados do próprio usuário.

Para saber mais sobre o uso de bicicletas no metrô de SP e ler seu regulamento, clique aqui. As regras do metrô também se aplicam (ou são similares) na CPTM. Saiba mais clicando aqui.

 

Combine bicicletas e outros modais usando o Quicko App

Não sabe qual caminho fazer para ir de bicicleta até o ponto de ônibus? Quer saber qual metrô fica perto de bikes compartilhadas? A gente te ajuda!

Encontre os melhores e mais rápidos caminhos no aplicativo da Quicko, que te mostra os melhores trajetos em São Paulo para usar as bicicletas no caminho do trabalho, escola, casa ou lazer.

Curtiu? Vai pedalar? Conta pra gente como foi a sua experiência!


Para ter acesso à localização dos postos no mapa e conferir as melhores rotas para tomar a vacina, baixe o aplicativo da Quicko!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *