Veja as melhores rotas para andar de bike em RJ!

Onde andar de bike no Rio de Janeiro, de Copacabana ao Maracanã!

Reconhecida por suas belezas naturais e geografia privilegiada, a cidade do Rio de Janeiro também é um lugar super especial para andar de bike!

A capital carioca tem a segunda maior malha cicloviária do país, com 450 quilômetros de extensão, cheia de trechos deslumbrantes, pontos turísticos e florestas. Além de saúde, diversão e praticidade, é um espetáculo para os olhos!

Dá uma olhada nos melhores lugares para pedalar pela cidade do Rio!

 

Rio de Janeiro: onde andar de bike na cidade maravilhosa

A rede cicloviária da capital (veja mapa), que não adota o sistema de ciclofaixas em vias de tráfego, percorre diversos cartões-postais da cidade, e está distribuída pelas zonas oeste (250 km), sul (130 km) e norte (50 km), além do centro (9 km). O município não tem zona leste, já que essa região é ocupada pela Baía de Guanabara.

 

Qual é a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota? Veja aqui!

 

As principais rotas para andar com as magrelas começam na Marina da Glória e centro, e se estendem pela zona sul até o Leblon.

Na zona sul, a ciclovia Mané Garrincha vai do Leme ao Centro, passa por Copacabana, segue até Botafogo e continua pelo Aterro e Parque do Flamengo. Já a ciclovia João Saldanha vai de Copacabana a Ipanema. Pela orla de Copacabana é possível ver o Pão de Açúcar, enquanto o trecho de Ipanema tem vista para o Arpoador!

Também na zona sul fica a ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, com oito quilômetros de extensão, que permite avistar o Cristo Redentor em dias ensolarados.

Na zona oeste, os ciclistas podem percorrer as orlas da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, passando pelo Pontal e indo até a Praia da Macumba. Na região também fica a Eco-Orla, que se estende da Barra da Tijuca até a reserva ecológica da Lagoa de Marapendi.

Quem pedala pela zona norte, pode utilizar caminhos na Floresta da Tijuca, que vão até o Alto da Boa Vista. Na região também fica a tradicional ciclovia do Maracanã, que fica cheia de torcedores nos dias de jogos!

 

Use bikes compartilhadas no Rio!

Além de oferecer rotas turísticas e de lazer, as ciclovias do Rio também são importantes nos percursos rotineiros dos cariocas.

Para que todo mundo tenha acesso às bikes, foi criada a rede de estações de compartilhamento da bike Rio, uma parceria entre a prefeitura e o banco Itaú. São 340 estações espalhadas pelos bairros da cidade, totalizando 3100 bicicletas!

Quer fazer seu corre diário de bike no Rio? A Quicko te ajuda! Pelo app dá para saber onde alugar uma magrela e integrar percursos com outros meios de transporte, como ônibus de trânsito rápido (BRT), táxi e metrô.

A gente também te informa quando tiver problema no seu caminho pela central de notificações. Com o aplicativo, a mobilidade pela cidade maravilhosa fica muito mais conveniente e econômica!

 

Imagem: Fernando Lemos / Agência O Globo

 


Para ter acesso à localização dos postos no mapa e conferir as melhores rotas para tomar a vacina, baixe o aplicativo da Quicko!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *